EM TEMPOS DE KAZUE
Publico alvo: 1º ano Ciclo II
JUSTIFICATIVA
Nossa escola, há anos vem exercendo um papel formador
fazendo parte de muitos acontecimentos
históricos, mudanças culturais e politicas. Este projeto tem como objetivo o resgate de nossa identidade, a valorização
de nossa cultura , festas e eventos
que ocorriam em nossa escola .
OBJETIVOS:
• Conhecer
a história da escola;
• Contribuir
para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da
compreensão de que todos são responsáveis pela construção e reconstrução
histórica.
• Refletir
sobre a historicidade como um processo que se renova a cada dia.
• Explorar
os aspectos históricos da escola e seu trabalho para manter vivas as tradições
e costumes.
PROCEDIMENTOS :
• Montagem
da linha do tempo partindo das festas
que aconteceram na escola; desde da época de 60 aos dias atuais.
- Pesquisa utilizando o netbook e laboratório de informática;
- registro das descobertas utilizando o powerpoint e socialização e correção no telão.
BIBLIOTECA
• Pesquisa sobre festas populares (focar na festa junina)
EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTES
• Causos
que o povo conta (teatro) Rolandro
Boldrin, Ricardo Azevedo, C.Cascudo , Auto da Compadecida , Ariano
Suassuna
TRABALHANDO COM CAUSOS POPULARES
APRESENTAÇÃO DO CORAL MOSTRA CULTURAL
TRABALHANDO COM FÁBULAS, APÓLOGOS E PARÁBOLAS
Na biblioteca e em sala de aula como disparador do trabalho realizamos a leitura de algumas fábulas e a discussão de sobre as caracteristicas deste gênero.
Fábula - Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para os seres humanos. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc
No laboratório os alunos assistiram a uma versão das fábulas
Seguindo a linha das histórias que envolvem moral, apresentamos para os alunos a PARÁBOLAS que é uma narrativa curta que, mediante o emprego de linguagem figurada, transmite um conteúdo moral, sendo por isso erroneamente confundida com a fábula, mas é protagonizada por seres humanos.
Estudamos também os APÓLOGOS que é um tipo de narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.
Partindo destes modelos os alunos criaram um livro contendo alguns apologos. Veja o resultado abaixo:
CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO E
ASSOMBRAMENTO
Os alunos produziram um texto utilizando os personagens da história do livro Pluft, o fantasminha de Maria Clara Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário