4º ANO CII 2014





EM TEMPOS DE KAZUE

Publico alvo: 1º ano Ciclo II
JUSTIFICATIVA
Nossa escola, há anos vem exercendo um papel formador fazendo  parte de muitos acontecimentos históricos, mudanças culturais e politicas. Este projeto tem como objetivo  o resgate de nossa identidade, a valorização de nossa cultura , festas e eventos  que  ocorriam em nossa escola .
OBJETIVOS:
•             Conhecer a história da escola;
•             Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todos são responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
•             Refletir sobre a historicidade como um processo que se renova a cada dia.
•             Explorar os aspectos históricos da escola e seu trabalho para manter vivas as tradições e costumes.
PROCEDIMENTOS :
•             Montagem da linha do tempo  partindo das festas que aconteceram na escola; desde da época de 60 aos dias atuais. 

















  • Pesquisa utilizando o netbook e laboratório de informática;






  • registro das descobertas utilizando o powerpoint e socialização e correção no telão.




BIBLIOTECA
•             Pesquisa sobre festas populares (focar na festa junina)
EDUCAÇÃO FÍSICA
•             Dança caipira















ARTES
•             Causos que o povo conta (teatro)  Rolandro Boldrin, Ricardo Azevedo, C.Cascudo , Auto da Compadecida , Ariano Suassuna   
TRABALHANDO COM CAUSOS POPULARES








APRESENTAÇÃO DO CORAL MOSTRA CULTURAL          





TRABALHANDO COM FÁBULAS, APÓLOGOS E PARÁBOLAS 

Na biblioteca e em sala de aula como disparador do trabalho realizamos a leitura de algumas fábulas e a discussão de sobre as caracteristicas deste gênero.


Fábula - Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para os seres humanos. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc

                                                                             http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula


No laboratório os alunos assistiram a  uma versão das fábulas




Seguindo a linha das histórias que envolvem moral, apresentamos para os alunos a  PARÁBOLAS que  é uma narrativa curta que, mediante o emprego de linguagem figurada, transmite um conteúdo moral, sendo por isso erroneamente confundida com a fábula, mas é protagonizada por seres humanos.
 
Estudamos também os APÓLOGOS que é um tipo de narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.



Partindo destes modelos os alunos criaram um livro contendo alguns apologos. Veja o resultado abaixo:











CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO E 


ASSOMBRAMENTO


Os alunos produziram um texto utilizando os personagens da história do livro Pluft, o fantasminha de Maria Clara Machado.


Acrescentaram novos personagens para fazer parte da história o que deu origem a  uma peça de teatro que foi apresentada na semana da criança para todos  os alunos do  período da tarde.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário