4º ANO CII 2018


VÍDEO REUNIÃO DE PAIS - PROFESSORA MÔNICA





SÁBADO LETIVO

MANHÃ


TARDE


NOSSO JARDIM AQUAPÔNICO


JUSTIFICATIVA
Conhecemos a hidroponia, processo onde as plantas são cultivadas em canos, sendo nutridas pela água .  Neste processo o consumo de água representa a quarta parte em comparação ao sistema convencional, porém, analisando bem o processo, vimos que os nutrientes adicionados a água eram todos químicos.
     Foi então que descobrimos um processo mais moderno e natural, a aquaponia.  Neste processo, integramos a produção de verduras junto a produção de peixes que adicionam os nutrientes na água através de suas fezes.
     Temos então a produção de verduras, utilizando para nutri-las a água proveniente da criação de peixes, sendo assim um processo orgânico.



METODOLOGIA:
Para executar esse projeto, nossos alunos construíram, monitoraram e corrigiram frequentemente a água da criação dos peixes para obter pleno funcionamento do sistema.
Neste processo, os alunos foram divididos em grupos com diferentes funções: a construção da cama de cultivo; a manutenção e análise do cultivo das hortaliças; alimentação dos peixes e qualidade da água.


DESCRIÇÃO DAS  ATIVIDADES:
Os alunos  realizaram as pesquisas e estudos sobre o assunto, discutindo em roda de conversa a melhor maneira de construirmos nosso jardim aquapônico pensando sempre na sustentabilidade e qualidade de vida para desenvolver o trabalho.



Ao aprenderem, internalizarem e praticarem conceitos de sustentabilidade, nossos alunos acabam se tornando, voluntariamente, disseminadores desses conceitos. Nosso objetivo é que as famílias, amigos e comunidade sejam positivamente influenciados passando a adotar atitudes sustentáveis.

Ao longo do ano letivo de 2018, os alunos dos 4 anos C e D estão desenvolvendo o Projeto de Conscientização sobre o consumo de Água e Energia.
     O projeto consiste de várias etapas, envolvendo os funcionários da escola, família e comunidade com desafios progressivos.
     Através do levantamento de dados do consumo na escola e na residência atuaram sobre o consumo com ações para reduzir o consumo.




HORTA


     

Projeto Eletropaulo nas Escolas


4º ANO C - PROFª MARIA FÁTIMA


4º ANO D - PROFª ELAINE

























TRABALHANDO A SUSTENTABILIDADE 
 ENTENDENDO A ENERGIA ELÉTRICA E SEU CONSUMO


MAS... O QUE ENERGIA ELÉTRICA E DE ONDE VEM?

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.














No laboratório de informática, assistimos alguns vídeos 




















Enquanto isso na biblioteca, os alunos fizeram pesquisas seguindo um roteiro.



























Os alunos  registraram e aprenderam a retirar as ideias principais para sua pesquisa, próximo passo  será transformar a pesquisa em uma apresentação.

























A História Da Eletricidade












Enquanto as pesquisas aconteciam na biblioteca, no laboratório de informática os alunos estudaram um pouco sobre condutores e não condutores de energia e viram como fazer um circuito elétrico usando o gcompris.












































VISITA AO MUSEU DA ENERGIA ELÉTRICA










MANHÃ




TARDE




TRABALHANDO COM APRENDIZAGEM CRIATIVA

AS TURMAS SE DIVIDIRAM EM GRUPOS PARA REALIZAR ALGUMAS MONTAGENS E VIVENCIAR ALGUNS CONCEITOS EM RELAÇÃO A ENERGIA ELÉTRICA.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário